edp news

Lanterna Mágica inicia oficinas nas escolas de Ribas

Thursday 19, August 2010

A GIRA Solidário, com patrocínio do Instituto EDP, deu início a mais um projeto social em Mato Grosso do Sul. Nesta segu

Mais de 85 crianças e adolescentes da Escola João Ponde Arruda preencheram a ficha de inscrição e demonstraram interesse em participar do projeto. Porém, devido a um número limitado de vagas, 23 estudantes foram selecionados e formam a primeira turma do Lanterna Mágica.

 

Os jovens foram para a sala de cursos, da Biblioteca Municipal da cidade, onde o arte-educador Júlio Feliz falou sobre a produção de vídeos. Durante a primeira aula, as técnicas e formas de produção foram exemplificadas através de vídeos repassados para os participantes. Os estudantes ficaram maravilhados com a mágica produzida pelo cinema e conheceram um pouco de como tudo começou.

 

Todos os alunos vão receber uma camiseta do projeto e começam a produzir já na semana que vem. Sendo assim, as 23 crianças e adolescentes devem produzir dois vídeos curta-metragens sobre o trabalho infantil e aprender como utilizar o audiovisual como ferramenta de aprendizado. Cada turma terá oficinas durante oito semanas para finalizar o material.

 

 

O Projeto

 

O Lanterna Mágica terá oficinas semanais, em horário de contra-turno das aulas. Os alunos envolvidos vão aprender sobre a temática do trabalho infantil e a produção audiovisual para um maior aprofundamento no conteúdo apreendido.

 

Após o término das quatro turmas, sendo duas escolas municipais e duas escolas estaduais, o intuito é realizar uma mostra de todos os vídeos produzidos pelos alunos.

 

O projeto é mais uma iniciativa da GIRA para contribuir com a Educomunicação e consciência social em Mato Grosso do Sul. O Lanterna Mágica tem o patrocínio do EDP e apoio do Instituto EDP, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, Rede ANDI Brasil, Revista Viração, além das Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação.

 

 

A GIRA

 

A finalidade social da GIRA Solidário é defender e promover os direitos da criança e do adolescente por meio do jornalismo especializado e do desenvolvimento de projetos sociais de atendimento direto à população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social. As ações desenvolvidas pela entidade têm contribuído para a criação de políticas públicas e beneficiaram diretamente por volta de 1.000 crianças e adolescentes, o que contempla os propósitos institucionais.

 

 

A EDP

 

A EDP no Brasil é uma empresa responsável pela geração, distribuição e comercialização de energia elétrica e está presente nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Entre as metas do Grupo está a intenção de reforçar sua presença em energia renovável, especialmente a partir de fonte eólica. Na área de comercialização, a EDP atua no mercado livre de energia e é uma das maiores empresas do segmento, com mais de 8.586 GW/h comercializados somente em 2009.

 

A EDP destaca-se por suas iniciativas em governança corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social, com ações culturais, sociais e programas sócio-ambientais. Para isso, em 2007 foi criado o Instituto EDP para agrupar estas ações. As ações já garantiram reconhecimento nacional por meio de vários prêmios concedidos por renomadas instituições do Brasil.

 

 

Sugestão de Fontes

 

GIRA Solidário - Promoção e Defesa da Infância e Adolescência
(67) 3384-8400
Juliana Feliz - Coordenação Geral do projeto
(67) 9906-8634 ou juliana@girasolidario.org.br
Fernanda Garcia - jornalista e monitora do projeto
(67) 9212-4773 ou fernanda@girasolidario.org.br
Jefferson Baicere - jornalista e monitor do projeto
(67) 8403-2393 ou jefferson@girasolidario.org.br

 

 

Júlio Feliz
Coordenador Pedagógico
(67) 3361-5985

 

 

EDP
Flávia Fonseca - Assessora de Imprensa do Instituto EDP
(11) 2185-5985 ou flavia.fonseca@edpbr.com.br