edp news

Circuito Cultural e Esportivo Investco agita Palmas com Campeonato Brasileiro de Canoagem e Circuito das Águas

Wednesday 17, July 2013

Circuito Cultural acontece em Palmas.

No próximo final de semana, entre os dias 19 e 21, Palmas receberá, dentro do Circuito Cultural e Esportivo Investco, a 3ª etapa do Circuito das Águas – Natação e o 21º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona. Os eventos, patrocinados pela Investco, reunirão centenas de pessoas na Praia da Graciosa.
A prova de natação será dividida em duas categorias, de acordo com a distância percorrida pelos nadadores: 1000 ou 2500 metros. Quem for encarar o desafio terá que acordar cedo no domingo: a primeira largada será às 8h.

Por iniciativa da Investco, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona será realizado pela segunda vez na região norte. A competição será dividida em várias categorias: por idade, tipo de embarcação e quantidade de atletas por barco. Para essa competição, são esperados cerca de 150 atletas, que irão encarar até 25 km em uma bela maratona de canoagem. Entre os destaques da prova, está a presença de aproximadamente 15 atletas da Seleção Brasileira de Canoagem, como os tocantinenses Airton Rodrigues e Ediléia Mattos. Além disso, está confirmada a presença de delegações de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Pará, além da equipe Tocantinense. 

No local, os atletas e torcedores contarão com uma estrutura que oferecerá todo conforto e segurança. Será montada um camarote, com tendas, local para torcida, centro de hidratação de atletas e muito mais. 

A Investco, dentro de sua política de responsabilidade socioambiental, patrocina os eventos, que têm como objetivo estimular as práticas desportistas, incentivar o uso múltiplo do reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães e promover o desenvolvimento regional de forma sustentável. 

Saiba mais

O Circuito das Águas e o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona fazem parte do Circuito Cultural e Esportivo Investco e já viraram tradição no calendário esportivo da Região Norte! No evento, a Investco proporciona à comunidade do entorno do reservatório atividades de educação ambiental, cultura, esporte e lazer. Através da valorização das diversidades culturais locais, o circuito busca a conscientização da população sobre a importância da conservação ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável. 

Com as águas limpas do lago e o clima ensolarado durante a maior parte do ano, o reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães vem se mostrando um excelente palco para a realização de grandes competições aquáticas, como provas de canoagem, natação e triatlhon. Essas provas trazem atletas de todo o Brasil para as águas do lago de Palmas, estimulando a prática de esportes pela população, promovendo o desenvolvimento regional e inserindo o Tocantins no circuito esportivo nacional. 

Nos últimos anos, os eventos esportivos realizado nos reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães vêm ganhando ainda mais destaque. Isso porque a Investco, com sua política de responsabilidade socioambiental, incentiva a prática de esportes olímpicos e estimula o crecimento de atletas que poderão representar o Brasil nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Entre os resultados já alcançados está a convocação de quinze canoístas da região para a Seleção Brasileira de Canoagem.