edp news

Chega ao fim a primeira etapa do Projeto Sob Nova Luz

Wednesday 04, September 2013

Inauguração da exposição de encerramento do Projeto Sob Nova Luz.




No último sábado, 31 de agosto, foi inaugurada a exposição de encerramento do Projeto Sob Nova Luz, e o local para a exibição dos trabalhos não podia ser melhor: o Museu Histórico do Tocantins, no Palacinho. O programa, patrocinado pela Investco, capacitou 60 jovens, dos municípios de Miracema, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Peixe, para produção de em fotografia de retratos.
 
Em um período de seis meses, os alunos tiveram aulas teóricas e oficinas práticas de fotografia digital, com técnicas de estúdio, edição e iluminação. Nos encontros, os jovens tiveram acesso a equipamentos como câmeras digitais, flashes e computadores para a realização de ensaios fotográficos e edição das fotos. Além disso, o acompanhamento feito por profissionais consagrados, como a fotógrafa francesa Catherine Krulik, garantiu o alto nível do curso. 

Um dos diferenciais do projeto é a temática escolhida: as manifestações culturais regionais. A escolha do tema teve como objetivo o resgate da memória artística e a busca por personagens históricos da cultura local. Segundo o Coordenador do Projeto, João Mendes, “por meio da pesquisa sobre a cultura local e de seu registro fotográfico, o projeto promove o senso de pertencimento dos jovens e o resgate da história regional”.

Uma das participantes do programa foi a jovem Elizabete Borges, de Miracema. Para ela, o projeto oferece a capacitação profissional e ajuda a resgatar a cultura da cidade: “o curso foi uma oportunidade para os jovens aprenderem algo que beneficia toda a família, pois essa atividade poderá se tornar uma profissão. Além disso, percebemos o quanto nós tocantinenses somos ricos culturalmente”.

O projeto Sob Nova Luz foi selecionado pelo edital EDP 2012: Desenvolvimento Humano e Social e tem como objetivo reforçar a identidade dos jovens com sua comunidade por meio de diálogos e oficinas de capacitação em fotografia e retratos. Além do patrocínio da Investco, o programa conta com o apoio do Instituto EDP.