edp news

Concurso Cultural Energias do Mundo anuncia os vencedores da edição 2013

Thursday 14, November 2013

Trabalhos artísticos produzidos por alunos da rede pública de Tocantins buscam estimular o exercício da cidadania ambiental a partir da expressão artística

A Investco S.A, com o apoio do Instituto EDP, entidade que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, anuncia os vencedores da edição 2013 do Concurso Cultural Energias do Mundo. Os projetos escolhidos foram “Moda Energia”, “Dê Mais Energia Natural ao Mundo” e “ArtPet” . O projeto, em parceria com Casa Redonda Cultural, foi desenvolvido em escolas de sete municípios do Estado do Tocantins e oferece possibilidades para que professores e alunos possam estabelecer reflexões e práticas sobre o uso das fontes de energia. A ação estimula o consumo consciente e o exercício da cidadania ambiental pelas novas gerações.  
 
 
Como prêmio, alunos, professores e escolas receberão notebooks, tablets e cameras fotográficas digitais. As instituições ainda serão contempladas com a assinatura anual da Revista Educação. A premiação ocorrerá nas escolas com a presença dos professores e alunos vencedores do Concurso, além de representantes da Investco.

Com o tema “A HISTÓRIA DAS ENERGIAS NO MUNDO: passado, presente e futuro”, o Concurso recebeu inscrições de alunos e professores das escolas públicas municipais de Ensino Fundamental do 3º ao 7º ano.  No início foram distribuídos 300 kits educativos impressos contendo materiais pedagógicos.
No mês de outubro foram divulgados os 15 trabalhos finalistas do Concurso, valorizando boas práticas de educação, arte e cidadania ambiental no universo público escolar. A comissão de seleção, formada por especialistas das áreas de arte, educação e meio ambiente, indicou os três grandes os vencedores. Os critérios de avaliação levaram em consideração a sensibilidade artística, criatividade, originalidade, conexão com o currículo escolar, além de avaliar o uso de materiais ambientalmente corretos na confecção dos trabalhos artísticos. 

Para conhecer os vencedores e finalistas, basta acessar www.energiasdomundo.com.br.

Confira os vencedores:

1º Lugar
“Moda Energia”  |  Escola Municipal Anne Frank | PALMAS 
Professora: Giselle Alves Dias de Sousa
Alunos: Leticia Weber Brandão, Igor Gomes e Beatriz Araújo
O projeto utilizou técnicas de desenhos e pintura representando os diversos tipos de energia sobre retalhos de tecido aplicados em peças de vestuário. Unir arte, moda e cidadania ambiental como caminho educativo e a partir do uso de materiais reciclados foram os diferenciais do trabalho Moda Energia, vencedor do Concurso. A iniciativa ajudou a mobilizar a comunidade escolar com ações concretas como o recolhimento de pilhas e baterias usadas e coleta de materiais reciclados com a ajuda de todos.

2º Lugar
“Dê mais Energia Natural ao Mundo” | Escola Municipal Vilmar Vasconcelos Feitosa | MIRACEMA DO TOCANTINS
Professor responsável: Mário Tavares Lima
Alunos: Nathyelle da Silva, Julyelle dos Santos, Emanuela Pereira e Luis Aguiar
O trabalho vencedor do segundo lugar do Concurso realizou uma intervenção que artística no espaço escolar. O campo de futebol foi transformado em espaço expositivo. Os alunos autores e a comunidade escolar propuseram uma reforma feita com recursos naturais. O uso de materiais orgânicos e sustentáveis na realização do trabalho ajudou a estabelecer reflexões sobre fontes de energia no planeta, humanizando e instigando por meio da arte. 

3º Lugar
“ArtPet” | Escola Municipal Ercina Monteiro Pereira | PORTO NACIONAL
Professor responsável: Fernanda Israel Cezário
Alunos: Daniel Rezende, Maira Aguiar e Leomarcos Aguiar
O trabalho amparou-se em pesquisa aprofundada dos alunos sobre a produção de lixo no Brasil e a situação do lixo depositado à céu aberto. Elementos como a contaminação dos solos e oceanos, tempo de decomposição dos materiais descartados e ciclo de vida de cada material. O uso de garrafas PET e sua reciclagem como suporte artístico e ambiental motivou a criação de canteiros de mudas e hortas. Arte, ciências e geografia foram disciplinas abordadas ao longo do projeto com ampla mobilização da comunidade escolar.

Mais informações sobre o projeto

Selecionada por meio de edital de seleção pública da EDP para fazer parte das atividades apoiadas pela empresa em 2013, a iniciativa tem como objetivo abrir novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública. São promovidas atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, de forma a contribuir para a redução da violência e promover a cultura de paz.