edp news

Prêmio EDP nas Artes abre inscrição para Curso de Formação em Arte Contemporânea em Palmas

Tuesday 28, January 2014

Inscrições abertas para a 3ª edição do Curso de Formação em Arte Contemporânea.

A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, com o apoio do Instituto EDP, em parceria com o Instituo Tomie Ohtake, realizam em Tocantins a 3ª edição do Curso de Formação em Arte Contemporânea. A ação faz parte do prêmio EDP nas Artes, iniciativa que tem como objetivo formar e orientar novos talentos artísticos em todo o País. As aulas serão ministradas pela artista plástica Adrianne Gallinare na Fundação Cultural de Palmas / Centro de Criatividade da Universidade Federal de Tocantins. O programa será anunciado em palestra aberta no dia 31 de janeiro, às 19 horas. 

Ao todo, serão oferecidas 20 vagas. Interessados em participar do curso devem enviar o currículo e portfólio composto por até dez fotos de seus trabalhos para o e-mail premio@institutotomieohtake.org.br até o dia 30 de janeiro. A seleção dos candidatos será feita por Adrianne Gallinare e a lista de participantes será divulgada em 4 de fevereiro. Já as aulas acontecerão de 7 a 22 de fevereiro as sextas (das 14h às 17h) e aos sábados (das 10h às 17h).

Um dos aspectos mais importantes que o programa promoveu nas edições passadas foi aproximar os artistas residentes em Palmas. A partir dos encontros e palestras promovidos pelo Prêmio, houve maior interlocução entre eles e o interesse pela formação de um meio artístico mais estruturado e atento a questões da arte contemporânea e suas múltiplas tendências. 

Além de trazer reflexões sobre vários processos de criação, propostas de novas práticas e conceitos contemporâneos, Adrianne Gallinare orientará os participantes sobre a confecção de portfólios. 

“O objetivo do curso é orientar os artistas a preparar seus portfólios para participar das premiações e, dessa forma, aumentar as chances de que pessoas fora do eixo Rio/São Paulo alcancem visibilidade em todo o País”, destaca Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP.

O Prêmio EDP nas Artes tem como objetivo estimular e formar novos talentos artísticos em todo o País, além de proporcionar uma primeira inserção profissional através da exposição dos trabalhos selecionados na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Podem participar artistas de todo o Brasil com idades entre 18 e 27 anos. O lançamento do prêmio, bem como a divulgação de edital com as informações sobre o processo serão realizados na primeira semana de fevereiro. 

Como se inscrever
Enviar currículo e portfólio composto por até dez fotos de seus trabalhos para o e-mail premio@institutotomieohtake.org.br até o dia 30 de janeiro;

Informações sobre o Curso de Formação em Ates Contemporânea e Prêmio EDP nas Artes
Telefone – (11) 2245-1932