edp news

Workshop escada para peixes

Terça-feira 03, Agosto 2010

Foi realizado na Universidade Federal do Tocantins, dia 03 de agosto, um workshop sobre sistemas de transposição de peixes na escada da UHE Luís Eduardo Magalhães - Lajeado, em decorrência do programa ambiental de conservação da ictiofauna. Pela manhã o ciclo de palestras contou com a participação do Professor Doutor Sérgio Agostinho da UFT falando a Seletividade e gradiente longitudinal e do Dr. Fernando Mayer Pelicice, também da UFT com a palestra sobre Movimento Descendentes.

 

 

No período da tarde houve a palestra da Dra. Leda Maria Koelblinger Sodré, da Universidade Estadual de Londrina, seguido por debates. A Dra. Leda apresentou um estudo de caso das escadas para peixes das hidrelétricas de Canoas I e II no Estado de São Paulo. Este estudo trata da Genética da Conservação.

 

 

Para a professora, o estudo feito na escada para peixe da UHE Luís Eduardo Magalhães - Lajeado é único e traz mudanças para toda comunidade cientifica. Antes se acreditava que as escadas serviam como ferramenta de manejo e hoje o estudo demonstra o contrario, conclui a professora.

 

 

O evento contou ainda com a participação de técnicos do IBAMA e do Naturatins, além de alunos do curso de Biológica da UFT.