edp news

EDP nas Escolas leva higiene bucal para o Tocantins

Terça-feira 26, Outubro 2010

Acontece hoje, 26 de outubro, a campanha de higiene bucal nas escolas municipais do Tocantins que são participantes do Programa EDP nas Escolas, uma iniciativa do Instituto EDP, em parceria com a EDP Investco e a Enerpeixe.

 

A campanha prevê a realização de palestras e a distribuição de um kit contendo creme, escova e fio dental e um folheto com orientações para uma escovação adequada.
 
Os kits de higiene bucal serão entregues para alunos de 1º a 4ª série (ou 1º ao 5º ano) de duas escolas públicas municipais das cidades de Lajeado e Peixe.
 
Algumas dicas são fundamentais para ter uma boca saudável:

 

- Curve as cerdas na lateral do dente e movimente-o para cima e para baixo, penetrando cuidadosamente na linha da gengiva;
 - Na lateral de fora de todos os dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45º na linha da gengiva e faça pequenos movimentos de vai e vem;
- No lado de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical com movimentos para cima e para baixo;
 - Na superfície de mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai e vem;
- Por último, escove suavemente a parte de cima da língua, removendo bactérias que causam o mau hálito;
- Divida o tempo de escovação igualmente entre os dentes: escove durante 10 segundos cada grupo de 2 dentes;
 - Troque a escova de dentes no mínimo a cada três meses, ou sempre que estiver com as cerdas entortadas;
- Empregue uma força que não curve muito as cerdas, pois são as pontas das cerdas que realizam a limpeza;
 - A escova de dentes deve ter cerdas macias ou médias, com cerdas de pontas arredondadas e um tamanho que lhe permita escovar bem os dentes de trás.

 

Sobre o EDP nas Escolas:

O programa EDP nas Escolas, realizado pelo Instituto EDP, promove a distribuição de kits escolares em escolas das redes municipais de ensino fundamental que compõem as regiões de atuação do Grupo EDP no Brasil.

 

Nos últimos oito anos de atividade, foram investidos mais de R$ 3 milhões nas ações do programa, o que beneficiou 452 escolas e mais de 148 mil alunos.

 

O cronograma de ações do programa conta ainda com diversas ações realizadas ao longo do ano letivo, para integrar alunos, professores, parceiros e voluntários.  Faz parte do calendário a realização do Concurso Arte com Energia, que estimula os estudantes a desenvolverem arte com foco em energia. 

 

Além disso, há a promoção de ações culturais com o envolvimento do Projeto Letras de Luz, que leva apresentações teatrais às escolas para instigar o conhecimento das crianças e professores com a literatura. As escolas integrantes do programa EDP nas Escolas também recebem o projeto Dentistas do Bem.