edp news

SIPAT 2013 chega ao fim

Terça-feira 03, Setembro 2013
Entre os dias 26 e 30 do último mês, a Investco realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2013. Com o tema “Aspecto Comportamental” as atividades da SIPAT elencaram e destacaram as atitudes corretas no dia-a-dia dos colaboradores e como prevenir incidentes. 
Na cerimônia de abertura oficial, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Tocantins e da Investco. Na sequência, os colaboradores saborearam o café da manhã e assistiram à primeira palestra, com o tema “Bem Estar Profissional”, ministrada pela psicóloga Bianca Zortéa Dias. 
Utilizando várias dinâmicas e muita animação, ela tratou pontos como a satisfação no ambiente de trabalho, objetivos de vida e trabalho em equipe. Segundo a psicóloga, “é importante se sentir satisfeito no ambiente de trabalho. Essa sensação de bem-estar ajuda a manter a mente concentrada para executar as atividades de maneira segura e eficaz”. 

Já na terça-feira, o assunto foi à manutenção da saúde para o trabalho e lazer, abordado pela nutricionista Luciana Beitune. Ela explicou que existem seis pontos fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano: água, ar puro, descanso, exercício físico, lazer e alimentação saudável. Segundo a nutricionista, a desatenção a qualquer desses aspectos, pode desregular todo o organismo. 

O colaborador da JRC, Leomar Gusmão, assistiu a palestra e achou o tema muito importante. Segundo ele, “é um assunto muito rico e às vezes as informações que a gente ouve por aí são desencontradas. A palestra foi útil para elucidar essas questões e tirar nossas dúvidas”. 
No dia seguinte, quarta-feira, a pauta foi o aspecto comportamental no trânsito, com o especialista em gestão e segurança no trânsito, Yuri de Assis. Ele destacou que apesar do Brasil ter um código de trânsito completo e detalhado, um dos pontos mais importantes é a conscientização de cada motorista. Para ele “o comportamento daqueles que integram o trânsito é fundamental para a diminuição dos acidentes". 

Na quinta, foi o dia de falar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O cirurgião dentista Márcio Salgado falou sobre o contágio de diversas DSTs e as formas de prevenção. Para ele, “a maneira mais segura de se prevenir é usar a camisinha. Este é o modo mais eficaz de se manter afastado dessas doenças”. 

No último dia, o evento foi realizado no Clube Itapema, o que conferiu um ar descontraído às atividades. Lá, os colaboradores acompanharam uma palestra sobre o comportamento de sustentabilidade pessoal e do planeta, ministrada pelo engenheiro agrônomo Ramis Tetu. 
Ele explicou como nossas pequenas ações cotidianas fazem diferença na conservação da natureza e, consequentemente, na qualidade de vida nos centros urbanos. Para a colaboradora Neusa Hackenhaar, “a palestra foi importante para despertar nosso senso crítico e trabalhar a conscientização. Muitas vezes as soluções estão ao nosso alcance, mas não agimos por comodismo. Cada um deve fazer a sua parte por um mundo mais sustentável”. 
Após a palestra, a companhia de teatro da Foz – Saneatins apresentou um esquete sobre a importância da água limpa e o consumo consciente desse líquido tão precioso. 

Para o membro da equipe Dalu, Gilson Ferreira da Silva, a SIPAT foi muito útil para conscientização e apresentação de novas informações. Segundo ele “foram cinco dias em que aprendemos bastante. Tudo que foi mostrado nesta semana teve um motivo: melhorar a nossa qualidade de vida, tanto no trabalho quanto fora. Se conseguirmos seguir todas as orientações, só teremos a ganhar”. 

O Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Marcelo Curtinhas, avalia que “a SIPAT abordou assuntos que fizeram os colaboradores refletir sobre o comportamento no ambiente de trabalho e junto à sociedade. Isso traz um resultado positivo imediato, com os as equipes policiando as próprias ações, e em longo prazo, com a conscientização permanente de cada um”. 

Para dar continuidade às ações da SIPAT, a CIPA fará uma reunião com todos os colaboradores, momento em que apresentará os resultados atuais da empresa na área de segurança do trabalho e discutirá ações preventivas. Segundo Curtinhas, “o objetivo é estabelecer uma relação de diálogo e conscientização sobre a execução dos trabalhos, para eliminar situações que prejudiquem a saúde ou limitam a qualidade de vida dos colaboradores”. 
Participaram do evento o Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Investco, PG Meirelles, o Gestor Operacional da Usina, Edson Caldeira, colaboradores da Investco e equipes da JRC, CTO, Pró Memória e Dalu. Para encerrar o evento, a equipe saboreou um belo almoço e aproveitou para se divertir no Clube Itapema.