edp news

Investco e Companhia Lamira Artes Cênicas leva espetáculo ‘Do Repente’ a Tocantínia

Quinta-feira 11, Setembro 2014

No dia 18 de setembro, às 19h30 horas, a companhia tocantinense Lamira Artes Cênicasapresenta o espetáculo “Do Repente” no Ginásio do Colégio Fé e Alegria, nocentro de Tocantínia. O projeto cultural Lamira na Rua – Circulação épatrocinado pela Investco, empresa do Grupo EDP responsável pela construção eoperação da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, com apoio do InstitutoEDP.

Destinado à rua, “Do Repente” é umespetáculo artístico que explora a estética da dança e do teatro em suaconcepção. A montagem prima pela poética elaborada em torno do universo doromanceiro popular do Nordeste brasileiro e da influência dessa cultura naformação das “diversas culturas” de nosso país. Os números são calcados nasfiguras do poeta cantador, coquista, aboiador, glosador, cordelista, calungueiro,entre outros.

Com olhar próprio, “Do Repente” fazuma leitura lúdica do romanceiro popular, relacionando-o ao universo urbano eglobalizado. O processo de criação inclui pesquisas sobre várias estéticas,como a commedia dellarte, o uso de máscaras na construção de personagens e amovimentação articulada existente na manipulação de títeres.

Os personagens e números apresentadostrazem no complemento a magia da música popular como um adorno essencial evital a essa manifestação cultural. No roteiro estão canções de Lindalva eTerezinha, Os Nonatos, Mocinha de Passira e Valdir Teles, Galego Aboiador,Bem-Te-Vi e Estrela da Poesia, Zé Cardoso e Valdir Teles, Dedé Laurentino eFenelor, Dona Militana e Antônio Nóbrega. O enredo inclui também a adaptação do“causo” Matuto Incrementado, de Amazan.

O projeto Lamira na Rua – Circulaçãofoi viabilizado por meio da Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura).?


Serviço

EspetáculoDo Repente’
Data: 18 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Ginásio do Colégio Fé e Alegria (Rua Teodomiro Carneiro, 50 – Centro)

 

 ?

?