edp news

Investco patrocina projeto cultural em Lajeado

Segunda-feira 27, Outubro 2014
Depois de passar pela capital Palmas com o espetáculo infantil Gibi, a companhia tocantinense Lamira Artes Cênicas chega a Lajeado com o espetáculo de rua Do Repente. A apresentação acontecerá nesta terça, dia 28, às 19 horas, na Feira Coberta de Lajeado. Já no dia 29 de outubro acontecerá a oficina “A fisicalidade como ponto de interseção entre teatro e dança”, às 14 horas, no Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. As ações, que são gratuitas, fazem parte do Projeto Lamira na Rua – Circulação, viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta o patrocínio da Investco, empresa do Grupo EDP responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado), com apoio do Instituto EDP.

Do Repente é um espetáculo de dança destinado a espaços abertos, que explora elementos estéticos do teatro na sua concepção. A poética gira em torno do universo do romanceiro popular do nordeste brasileiro nas figuras do cantador, coquista, aboiador, glosador, cordelista, mamulengueiros e da influência dessa cultura na formação das diversas culturas do país.

A Cia. Lamira se apropria de pesquisas sobre a comedia dell´arte para construir no decorrer do espetáculo diferentes atmosferas e nuances corporais e dramatúrgicas. Com isso Do Repente faz uma leitura lúdica do Romanceiro Popular Nordestino, relacionando-o ao universo urbano e globalizado.

Já a oficina compreenderá uma parte prática abordando o trabalho físico e intelectual sobre o processo de montagem, produção e criação do espetáculo que será apresentado e uma parte teórica promovendo a discussão e buscando a reflexão sobre questões da sustentabilidade e preservação da cultura dessas comunidades estimulando-as a pensarem em seu ambiente (natural, cultural, econômico) a partir do olhar cultural artístico de si. Inscrições através do e-mail: apoio@lamira.com.br

Em turnê pelo Brasil a Companhia tocantinense Lamira Artes Cênicas tem participado de importantes festivais nacionais. Este ano já se fez presente em 43 cidades por 20 estados brasileiros e fará 65 apresentações por todo país. 

O trabalho da Cia. vem se estabelecendo a partir do uso da fisicalidade como ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música, para a construção da sua estética própria. 

Espetáculo Do Repente
Dia: 28 de outubro – terça -feira, às 19 horas
Local: Feira Coberta de Lajeado
Duração: 35 minutos
Informações pelo telefone: (63) 8426 6820 / 8115 1184

Oficina “A fisicalidade como ponto de interseção entre teatro e dança”
Dia: 29 de outubro – quarta – feira, às 14 horas
Oficina "A fisicalidade como ponto de interseção entre teatro e dança"
Local: Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência 
Inscrições através do e-mail: apoio@lamira.com.br
Informações pelo telefone: (63) 8426 6820 / 8115 1184


FICHA TÉCNICA
Espetáculo: Do Repente 
Com Lamira Artes Cênicas
Coordenação geral: Carolina Galgane
Direção artística, coreografia e cenário: João Vicente