edp news

Circuito Cultural e Esportivo Investco 2014 traz diversas modalidades esportivas à Praia da Graciosa

Terça-feira 25, Novembro 2014
A Praia da Graciosa receberá, nos dias 29 e 30 de novembro, um dos eventos esportivos mais aguardados do ano: o Circuito Cultural e Esportivo Investco 2014. A ação, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, é patrocinada pela Investco, empresa do Grupo EDP Brasil e responsável pela construção e geração da UHE Luís Eduardo Magalhães.

Os praticantes de esportes como stand up paddle e slackline se encontrão com canoístas, triatletas e esportistas de diversas modalidades em um verdadeiro festival de boa energia e animação. 

Além da prática de esportes o evento vai ter um clima de cultura de praia, com apresentações musicais, muita animação e uma linda paisagem, que só o reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães proporciona. E quando o sol se puser, o agito não para! Isso porque a Praia da Graciosa será palco de um super lual na beira do lago. 

Premiação dos melhores do ano

Outro destaque do evento é a premiação dos vencedores das Maratonas Aquáticas, da Copa Tocantins de Triatlhon e da Copa Investco de Canoagem, que foram realizadas em várias etapas ao longo do ano. 

Doação de alimentos

Para a festa ser completa, os participantes do Circuito Cultural e Esportivo Investco poderão doar alimentos, que serão entregues a entidades beneficentes da região. Para isso, basta levar um quilo de alimento não perecível. Quem não puder participar do evento, mas quiser fazer uma doação, pode entregar o alimento na sede da Investco. 

Curta a página www.facebook.com/circuitoculturaleesportivo, fique de olho nas novidades e participe de um dos eventos esportivos mais tradicionais do Tocantins. Convide seus amigos e leve sua família para um evento que vem mudando a história esportiva do Estado. 

Confira as atividades esportivas

Stand Up Paddle: a modalidade, que vem ganhando as praias e lagos de todo o mundo, chegou ao Tocantins recentemente e já conta com dezenas de praticantes. O esporte mistura prancha de surf com remo e traz diversos benefícios ao corpo, pois trabalha vários músculos, e à mente, já que exige concentração e equilíbrio. Além disso, o esporte é praticado sobre as águas do reservatório, em um visual ímpar!

Caiaque Turismo: Os caiaqueiros do Tocantins, que utilizam caiaques de turismo, vão se reunir na Praia da Graciosa para um passeio pelo lago. Durante o circuito, haverá caiaques disponíveis para aqueles que querem aprender a remar e ver como é bom se deslocar sobre a água em um esporte que reúne saúde e contato direto com o meio ambiente. 

Copa Tocantins de Triatlhon: A prática do triathlon está ligada à um estilo de vida que proporciona saúde e bem-estar por meio do esporte e da integração social. Nesta prova, os atletas irão encarar um grande desafio: 750 metros de natação, 20 quilômetros de bicicleta e cinco quilômetros de corrida. Já os atletas inscritos na categoria super sprint farão 375 metros de natação, 10 quilômetros de bicicleta e 2,5 quilômetros de corrida. Há também a categoria revezamento, em que são formados grupos de três atletas e cada um pratica uma modalidade, entre natação, ciclismo e corrida. Neste caso, as distâncias percorridas serão as mesmas da prova de super sprint. 

Copa Investco de Canoagem Maratona: Os maiores nomes da canoagem Tocantinense também participarão do evento e a adrenalina dos 50 competidores irá a mil durante os 5000 metros que separam a largada e a chegada. O circuito da prova será sempre ao lado da ponte e nas proximidades da praia, de maneira que a torcida possa assistir de perto e empurrar os atletas. 

Slackline: é uma modalidade nova no Brasil, mas nasceu nos Estados Unidos, nos anos 80. Nela, os participantes andam sobre uma fita, como se fosse uma corda bamba, realizando saltos, manobras e piruetas. Quem preferir, pode apenas caminhar sobre a fita desafiando o equilíbrio. Se você nunca praticou, não tem problema: haverá instrutores ensinando como participar dessa moderna modalidade esportiva, que faz bem para o corpo e para a mente. Já os atletas mais experientes vão participar de um supercampeonato, proporcionando um show de manobras e acrobacias sobre a fita. 

Futvolei: um dos esportes nascidos no Brasil que mais movimenta as praias tupiniquins também estará presente no Circuito Cultural e Esportivo Investco 2014. Para participar, basta formar um time e entrar em quadra! 

Aulão de Dança: a dança é um dos esportes mais praticados no mundo, e no Tocantins não é diferente. A professora Aline Freitas vai animar a turma presente no evento com muita música e animação! A prática da dança movimenta o corpo inteiro e traz benefícios para a mente, à medida que proporciona bem estar e interação social. 

Apoio

Além do patrocínio da Investco e EDP, o evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Canoeiros Pesca Esportiva, X-TEK Slacklines, Federação Aquática do Tocantins, Federação de Triatlhon do Tocantins, Grupo de SUP e Caiaque Turma do João e Aline Freitas Personal Trainer. 

Serviço

Quando: 29 e 30 de novembro
Onde: Praia da Graciosa – Palmas (TO)
Cronograma:
29/11 – sábado, pela manhã
Copa Investco de Canoagem
Slack Line
Futvolei

29/11 – sábado, à tarde
Slack Line
Futvolei
Stand Up Paddle
5ª Copa Tocantins de Triathlon - 2014
Aulão de Dança

29/11 – sábado, à noite
Premiação dos melhores do ano
Luau

30/11 – domingo, pela manhã
Passeio de caiaque de turismo e pesca
Passeio de Stand Up Paddle
Slack Line
Futvolei
Parapente - exibição de manobras

30/11 – domingo, à tarde 
Passeio de Stand Up Paddle
Slack Line
Futvolei