edp news

4º Passeio Ciclístico do Tocantins - Volta ao Lago

Segunda-feira 14, Março 2011

A Investco dentro da política de Responsabilidade Socioambiental apoiou o 4º Passeio Ciclístico do Tocantins - Volta ao Lago. Este evento ocorreu neste carnaval, onde a passarela foram os 320 km percorridos em três dias, partindo de Palmas, dia 5, passando por Lajeado e finalizando em Porto Nacional. Pedalando por trechos de asfalto ou chão, com sol e chuva, buracos e grandes desafios. Neste percurso, não passou despercebido, dos atletas a beleza das paisagens do entorno do reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães.

 


Após um breve tour pelas ruas de Palmas, os ciclistas enfrentaram a subida da Serra do Lajeado, de alto nível de dificuldade, mas o cansaço desapareceu ao chegarem no alto da serra, onde puderam vislumbrar a cidade de Palmas com o lago ao fundo, o vale do Taquaruçu e o cerrado verde e florido.

 


Para Rafael de Souza Barros, 34 anos, o que incentivou a participar do pedal foi o companheirismo e a organização do evento. Segundo ele, o importante não é a competição, mas sim fazer novos amigos e principalmente poder curtir o pedal do lago que é muito bonito.

 


Com 78 anos de idade, aposentado, Genésio Pereira de Castro, pedala há dez anos e é a segunda vez que participa do Circuito do Lago. Segundo seu Genésio, ele não pedala para competir, sim para participar e mostrar às pessoas que o idoso tem condições de fazer alguma coisa, só ele querer.

 


Pedalando há três anos, Mirtes Rodrigues dos Santos, 38 anos, comenta: é um visual deslumbrante, não tem explicação. Ela acha perfeito a Investco apoiar este tipo de iniciativa, é uma atitude maravilhosa que todos deveriam se inspirar, porque quanto mais apoio mais passeios ocorrem, mais pessoas participam, mais os atletas melhoram o seu rendimento.
Mirtes ainda acrescenta: "Quando eu faço um passeio ciclístico e vejo tudo limpinho não dá coragem de jogar lixo no chão. Aqui você vê a natureza tão perfeita. Então a gente tem obrigação de largar, no mínimo do jeito que encontrou e se achar algum defeitinho, dá uma consertadinha."

 


Marcos Santos, 59 anos, médico, pratica ciclismo há doze anos, não para competir, mas para passear, fazer manutenção física e conhecer lugares. Segundo ele, são muitos os benefícios que o ciclo turismo pode trazer para os participantes, como por exemplo, o benefício físico e a conscientização em relação à natureza, que precisa ser preservada como legado para as futuras gerações.

 


Para o Dr. Marcos, toda empresa ou qualquer organização governamental ou não, que apóia manifestações de preservação da natureza são sempre positivas e servem de exemplo para aquelas que destroem o meio ambiente. Para ele, é possível uma produção rica e sustentável ao mesmo tempo.

 


Ciclista desde os treze anos de idade, Jammil Pereira de Souza, 47 anos, empresário, vive em constante organização de eventos. Para ele, a Investco é um parceiro maior no patrocínio dos eventos de grande proporção. Apóia o ciclismo, a natação, o caiaque e outras ações sempre envolvendo a natureza no entorno do lago.

 


Segundo Jamil, o trecho de maior dificuldade foi a subida da Serra do Lajeado, na antiga estrada para Aparecida do Rio Negro. Nesta etapa o ciclo turista deixa 30% da sua energia. Outro trecho com alto grau de dificuldade foi o de Lajeado a Luzimangues, reassentamento criado pela Investco, próximo à Palmas. Foram 125 km estressantes, com muito sol e calor.

 


O trecho final, para Porto Nacional teve 105 km feitos debaixo de muita chuva. Do total de 58 pessoas da caravana, onde 49 era ciclo turistas, chegaram ao final somente 27. Mas apesar das dificuldades e do cansaço todos curtiram este passeio pela natureza no entorno do lago da UHE Luís Eduardo Magalhães.

 

 

Clique aqui e veja as imagens do 4º Passeio Ciclístico do Tocantins