edp news

Circuito Cultural e Esportivo 2013 inova com esportes emocionantes no aniversário do Tocantins

Quinta-feira 26, Setembro 2013


Nas comemorações do aniversário do Estado do Tocantins, entre os dias 4 e 6 de outubro, a cidade de Palmas sediará o Circuito Cultural e Esportivo 2013. O evento é patrocinado pela Investco e EDP, conta com a parceria e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria de Esporte, Agência de Turismo e demais entidades. 
 
Os praticantes de esportes como stand up paddle, slackline, skate, bmx e patins in line se encontrão com canoístas, nadadores, ciclistas e pescadores em um verdadeiro festival de boa energia e animação, na Praia da Graciosa, durante o Circuito Cultural e Esportivo 2013. 
Além da prática de esportes o evento vai ter um clima de cultura de praia, com apresentações musicais, barracas de comidas típicas, tirolesa e muita animação! E quando o sol se pôr, o agito não para! Isso porque a Praia da Graciosa será palco de um super lual na beira do reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães. 

Fique de olho nas modalidades esportivas e participe!!  
Stand Up Paddle: grandes nomes do Stand Up Paddle nacional vão apresentar ao público tocantinense esse novo esporte, que vem ganhando as praias e lagos de todo o mundo. A modalidade, que mistura prancha de surf e remo, traz diversos benefícios ao corpo, pois trabalha vários músculos e também a mente, já que exige concentração e equilíbrio. Além disso, o esporte é praticado sobre as águas do reservatório, em uma paisagem ímpar! 

Canoagem: se você nunca subiu em um caiaque, mas tem vontade de tentar, a oportunidade perfeita chegou! Durante o circuito, haverá uma clínica de canoagem para aqueles que querem aprender a remar! Atletas de renome estarão presentes para mostrar as melhores técnicas para se deslocar sobre a água em um esporte que reúne saúde e contato direto com o meio ambiente! E tem mais canoagem! Jovens atletas do projeto social Remando para a Cidadania, realizado pela Associação de Canoagem de Porto Nacional, com patrocínio da Investco, farão uma demonstração do esporte! 

Natação: o reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães é o palco mais tradicional de campeonatos de natação em águas abertas no Tocantins. Para comemorar o aniversário do Estado, não há lugar melhor para a realização de uma prova do que o lago mais bonito do Tocantins! Por isso, será realizada uma competição de natação, com 2500 metros de percurso. Mais de 40 nadadores prometem disputar o pódio braçada a braçada!  
Ciclismo: muito praticado na região e tradicional em todo o mundo, o esporte também fará parte do Circuito! Em uma competição com muita adrenalina e velocidade, ciclistas vão voar baixo em uma prova de mais de 40 KM de distância. Para ganhar a competição, só existe um jeito: pedalar firme e manter a alta velocidade! 

Slackline: é uma modalidade nova no Brasil, mas nasceu nos Estados Unidos, nos anos 80. Nela, os participantes andam sobre uma fita, como se fosse uma corda bamba, realizando saltos, manobras e piruetas. Quem preferir, pode apenas caminhar sobre a fita desafiando o equilíbrio. Se você nunca praticou, não tem problema: haverá instrutores ensinando como participar dessa moderna modalidade esportiva, que faz bem para o corpo e para a mente. 
Skate: será montada uma pista de skate para os atletas mandarem suas manobras! Durante o final de semana, os melhores skatistas do Tocantins vão poder voar alto em uma das paisagens mais bonitas de Palmas: a Praia da Graciosa. 
 
Patins in line: a rampa também vai receber os atletas de um dos esportes mais emocionantes praticados no Brasil! Grandes patinadores da região vão se divertir, dando um show de manobras e mostrando porque esse esporte atrai atletas do mundo inteiro e proporciona saúde e bem estar!
BMX: com mais de 50 anos de história, as bicicletas BMX, conhecidas como "crosszinhas", também vão animar a galera na Praia da Graciosa! Nessa modalidade, os atletas usam pequenas bikes para voar alto, com giros e rotações inacreditáveis! 

Bicicross: utilizando apenas bicicletas e rampas de terra, os praticantes de bicicross vão voar alto na Praia da Graciosa! Para aumentar a emoção, durante os saltos, os atletas fazem manobras e rodopios! Um verdadeiro show para quem pratica e para quem assiste! 
Pesca esportiva: o reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães, com sua natureza conservada, é o local perfeito para a pesca esportiva do peixe mais brigador do Brasil: o tucunaré! Pesca
dores esportivos de diversos locais do Brasil vêm a Palmas com uma só missão: fisgar, fotografar e soltar os grandes peixes tocantinenses! 
Tirolesa: aqueles que gostam de fortes emoções poderão se aventurar na tirolesa! Presos a um cabo aéreo, os participantes poderão vivenciar a sensação de sobrevoar a Praia da Graciosa! Para garantir a completa segurança, os participantes utilizarão uma cadeirinha de alpinismo e utilizarão mosquetões e roldanas de altíssima qualidade. 

Não perca tempo e confira agora mesmo a Fan Page do evento no Facebook: Facebook.com/circuitoculturaleesportivo! Convide seus amigos e leve sua família para um evento que vai mudar a história esportiva do Tocantins! Participe!! Curta a saúde e compartilhe a qualidade de vida com a hashtag #circuitoculturaleesportivo.

Além do patrocínio da Investco e EDP, o evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio das Secretarias de Esporte e de Segurança Pública e da Agência de Turismo; Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp / Ulbra, Federação Aquática do Tocantins, Associação de Canoagem de Porto Nacional, Associação Tocantinense dos Amantes do Ciclismo, Grupo Slacklife Tocantins, Associação Palmense de Bicicross, Clube de Pesca de Dianópolis e atletas das modalidades praticadas.