edp news

Investco e Companhia Lamira Artes Cênicas leva espetáculo ‘Do Repente’ ao Tocantins

Thursday 11, September 2014

Patrocinado pela Investco, empresa do Grupo EDP no Tocantins, grupo se apresenta, nos dias 18 e 20 de setembro, nos municípios de Tocantínia e Miracema respectivamente

Nos dias 18 e 20 de setembro, a companhiatocantinense Lamira Artes Cênicas apresenta o espetáculo “Do Repente” nascidades de Tocantínia e Miracema respectivamente. O projeto cultural Lamira naRua – Circulação é patrocinado pela Investco, empresa do Grupo EDP responsávelpela construção e operação da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, comapoio do Instituto EDP.

Destinado à rua, “Do Repente” é um espetáculoartístico que explora a estética da dança e do teatro em sua concepção. Amontagem prima pela poética elaborada em torno do universo do romanceiropopular do Nordeste brasileiro e da influência dessa cultura na formação das“diversas culturas” de nosso país. Os números são calcados nas figuras do poetacantador, coquista, aboiador, glosador, cordelista, calungueiro, entre outros.

Com olhar próprio, “Do Repente” faz umaleitura lúdica do romanceiro popular, relacionando-o ao universo urbano eglobalizado. O processo de criação inclui pesquisas sobre várias estéticas,como a commedia dellarte, o uso de máscaras na construção de personagens e amovimentação articulada existente na manipulação de títeres.

Os personagens e números apresentados trazemno complemento a magia da música popular como um adorno essencial e vital aessa manifestação cultural. No roteiro estão canções de Lindalva e Terezinha,Os Nonatos, Mocinha de Passira e Valdir Teles, Galego Aboiador, Bem-Te-Vi e Estrelada Poesia, Zé Cardoso e Valdir Teles, Dedé Laurentino e Fenelor, Dona Militanae Antônio Nóbrega. O enredo inclui também a adaptação do “causo” MatutoIncrementado, de Amazan.

O projeto Lamira na Rua – Circulação foiviabilizado por meio da Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura).?